05 maio 2009

Amamentação exclusiva até aos 6 meses

Porquê?
Porquê amamentar exclusivamente até aos 6 meses?

A resposta imediata é muitas vezes...Porque são as indicações da OMS(Organização Mundial de Saúde). Sim...mas PORQUÊ?

Aqui ficam as principais vantagens de amamentar exclusivamente os nossos bebés :)

  • Porque confere ao bebé uma maior protecção contra a doença.

Apesar do bebé continuar a receber imunidade enquanto estiver a ser amamentado, esta imunidade é muito maior se o bebé estiver a ser alimentado exclusivamente com leite da mãe. O leite materno contém mais de 50 factores de imunidade, e provavelmente mais que ainda continuam desconhecidos.

  • 6 meses de amamentação dão tempo ao sistema digestivo do bebé para amadurecer completamente

Se a introdução de alimentos sólidos começar antes do sistema digestivo do bebé estar totalmente desenvolvido, estes alimentos serão mal digeridos o que pode causar reacções desagradáveis (problemas digestivos, gases, obstipação, etc.).




  • Amamentação exclusiva até aos 6 meses diminui os riscos de reacções alérgicas

Está bem documentado que o aleitamento exclusivo materno prolongado resulta numa menor incidência de alergias alimentares. Desde o nascimento até algures entre os 4 e 6 meses de idade, os bebés possuem o que é muitas vezes referido como "open gut". Isto significa que os espaços entre as células do intestino delgado irão permitir facilmente a passagem de macromoléculas intactas, incluindo todas as proteínas e agentes patogénicos, directamente para a corrente sanguínea. Isto é óptimo para o bebé amamentado, pois assim permite a passagem directa dos anticorpos presentes no leite materno para a corrente sanguínea do bebé, mas também significa que as grandes proteínas de outros alimentos (que pode predispor o bebé a alergias) e patógenos causadores de doenças podem passar também. O bebé começa a produzir os anticorpos por volta dos 6 meses, altura que o espaço intracelular também já deverá estar "fechado".

  • A introdução de alimentos apenas aos 6 meses protege o bebé de eventuais deficiências em ferro

A introdução de suplementos de ferro e alimentos fortificados com ferro, especialmente durante os primeiros seis meses, reduz a eficiência de absorção de ferro pelo bebê.

  • A amamentação exclusiva até aos 6 meses protege o bebé de futuros problemas de obesidade

A introdução precoce de sólidos está associada ao aumento da gordura corporal e peso na infância.

  • A amamentação exclusiva ajuda a manter a produção de leite materno

  • A amamentação exclusiva aumenta o periodo de amenorreia

A amamentação é mais eficaz na prevenção da gravidez quando o bebé é amamentado exclusivamente e todas as suas necessidades nutricionais e de sucção estão satisfeitos com o peito. Ter atenção que apesar de se amamentar exclusivamente a amenorreia pode não se manter caso o intervalo entre mamdas seja muito longo (como por exemplo de noite, ou no caso de não se amamentar em livre demanda).

  • Atrasar a introdução de alimentos sólidos torna a tarefa mais fácil

Os bebés que começam mais tarde a comer alimentos sólidos podem alimentar-se a si próprios e não são tão susceptíveis de ter reacções alérgicas aos alimentos.

Traduzido de "Why delay solids?" http://www.kellymom.com/

Aconselho vivamente a consulta do documento original, tem todas as referências bibliográficas e links interessantes sobre o tema.

"Maternity" Pablo Picasso

NOTA- Amamentação exclusiva quer dizer que o bebé está a ser alimentado EXCLUSIVAMENTE com leite materno. Segundo a OMS isto deve acontecer até aos 6 meses de idade do bebé.

6 comentários:

Flácido Sulfúrico disse...

A amamentação exclusiva previne a obesidade dependendo da alimentação materna e se por exemplo o bebé foi enxarcado de antibióticos ou não (voltamos à mesma pergunta que é: como é que se engordam os porcos e outros animais afins?). Outra coisa que eu não li aqui é o vínculo da criança à mãe, ao que parece os bebés que são amamentados menos de 3 meses mais tarde desenvolvem uma relação mais problemática com as mães (eu fui durante 3 meses porque rejeitei a mama e posso dizer que confere)...

MicasMariana disse...

Flácido Sulfúrico
Tens toda a razão, obrigada pelo comentário ;)
Este "post" dizia respeito à amamentação prolongada, para explicar porque se deve esperar pelos 6 meses(ou pela vontade do bebé) para introduzir alimentação complementar à amamentação.
Por isso não falei do vínculo e de muitas outras vantagens da amamentação por si só. Tenho de fazer um post só para isso :)
Quanto ao que dizes da amamentação exclusiva prevenir a obesidade consoante a alimentação da mãe, gostava de saber a tua opinião. Entre uma criança amamentada ao peito ou uma que é alimentada qual a melhor opção para prevenir a obesidade infantil? E não esquecer que normalmente quando a criança não é amamentada normalmente é lhe dado suplementos, leites de substituição e papas comerciais. A meu ver, mesmo que a alimentação da mãe não seja de grande qualidade, amamentar será sempre a melhor opção.

Flácido Sulfúrico disse...

Sim do mal o menos até porque no leite materno a criança não consome tantas micotoxinas por exemplo, como nos suplementos e coisas que tais mas, consome na mesma... Num estudo feito em mulheres a amamentar 90% das mulheres contêm micotoxinas no leite materno...

MicasMariana disse...

Entendo.
O que deve ficar bem claro é que a melhor hipótese é sempre o leite materno.
Mesmo com micotoxinas...é preciso reforçar que os suplementos, leites de substituição e inclusivamente os alimentos estão carregados de micotoxinas e outras substâncias prejudiciais ao bebé, como pesticidas por exemplo.

mjf e pmp disse...

FAntástico! depois de ler N manuais e folhetos, um artigo que me explica porquÊ! (tinha alguns familiares à perna porque ainda "só" dou maminha...

MicasMariana disse...

Pois é...eu dou por mim ás vezes no embalo do é "assim porque é assim", mas o porquê é muito importante para integrarmos a informação e ganharmos força na defesa das nossas opções, não é?
O mais interessante é que muitas vezes o porquê vai de encontro ao nosso primeiro instinto :) !!!